- Nossa cozinha escola preparou uma receita especial, prática, versátil e muito nutritiva, e claro, que vamos compartilhar para vocês se aventurarem na cozinha e comemorarem essa data em grande estilo.
Como todos sabem a culinária do Projeto Germiniscência é vegetariana e vegana, então, essa iguaria que agrada muitas pessoas também pode e deve ser apreciada por nós que fizemos a opção de não comer carne.
São tantas formas de fazer um hambúrguer de origem vegetal, que haja criatividade para dar conta, rsrs. Podemos combinar: cereal com leguminosa; cogumelos com leguminosas ou cereal; e ainda agregar muito valor nutricional com sementes, castanhas e especiarias...
Vamos nessa com a gente?
HAMBURGUER DE GRÃO DE BICO COM COGUMELOS
Colocar de molho o grão de bico (de um dia para o outro, pode deixar até 12 horas) depois disso lavar bem, cozinhar, escorrer e lavar novamente.
Enquanto isso, lavar o cogumelo, cozinhar, escorrer e lavar novamente.
Como o cogumelo cozinha rápido já emenda no refogado: Usar: o mínimo de óleo, aproximadamente 2 colheres de sopa de alho picado, seja generosa com o aipo (sempre use o talo e as folhas) devo ter usado 3 xícaras de chá, umas 2 colheres de sopa de cheiro verde, 3 colheres de sopa de gengibre em pó e um pouquinho de sal.
Você pode regar o refogado com chá ou com água solar.
Deixar um tempo refogando para pegar bem o sabor e reduzir os ingredientes.
Feito isso, aí é só processar. Começar medindo o cogumelo refogado (deu praticamente 2 xícaras de chá e meia), colocar a mesma quantidade de grão de bico, se achar a massa mole, adicionar praticamente mais 1 xícara de chá de grão de bico e processar bem.
Massa pronta, vamos fazer formato de hambúrguer (tampa de pote + plástico para alimentos), untar o tabuleiro com o mínimo de óleo de coco e salpicar com gergelim.
Assar no forno quente com fogo médio por uns 20 minutos, depois delicadamente virar os hambúrgueres e assar o outro lado até dourar, uns 10/15 minutos.
- Dica: Use o cogumelo de sua preferência. Utilizar o grão de bico quente. A medida que esfriar vai engrossando a massa, mas fazer tudo na sequência e ainda quente, é ideal para processar bem.
Ah, no sábado acompanhe os nossos stories, vou mostrar como será o nosso dia, vai ter muita coisa boa na nossa cozinha. Bora, comemorar essa data em grande estilo! Com identidade e presença, afinal, cozinha é palco de criação. Você concorda?
Um grande abraço e até a próxima,
Mariana Zogaib.